Primeira Guerra Mundial
De cima para baixo, da esquerda para a direita:
Trincheiras na Frente Ocidental; o avião bi-planador Albatros D.III, um tanque britânico Mark I cruzando uma trincheira; uma metralhadora automática comandada por um soldado com uma máscara de gás; o afundamento do navio de guerra Real HMS Irresistible após bater em uma mina.
Data: 28 de Julho de 1914 - 11 de Novembro de 1918 - (4 anos e 3 meses)
Local: Oceano Pacífico, Oceano Atlântico, Oceano Índico, Europa, Ásia, África, Oriente Médio e costas das América do Norte e do Sul.
Desfecho: Vitória dos Aliados:
Combatentes
Aliados (Tríplice Entente)
Impérios Centrais (Tríplice Aliança)
Comandantes
(Tríplice Entente) - T.E.
France
United Kingdom
Россия
Regno d'Italia
United States
Portugal
Brasil
(Tríplice Aliança) - T.A.
Deutsches Reich
Österreich-Ungarn
Osmanlı İmparatorluğu
България
Forças
42.959.850 soldados - (T.E.) 25.248.321 soldados - (T.A.)
Baixas
Mortes militares: 5 milhões - (T.E.) Mortes militares: 4 milhões - (T.A.)
Mortes civis: 6 milhões Mortes civis: 4 milhões
Total: 11 milhões Total: 8 milhões
Conflito armado eclodido em 1914 a 1918. São várias as causas que tiveram início a Primeira Guerra Mundial: a) A rivalidade industrial e comercial entre a Alemanha e a Inglaterra; b) O temor do domínio alemão com relação à França que perdeu na Guerra Franco-Alemã de 1870-1871 os territórios da Alsácia e Lorena. A rivalidade da Rússia e a Áustria pela disputa e domínio do comércio nos reinos da Sérvia, Romênia, Bulgária e nos territórios gregos; c) O nacionalismo exacerbado que se identificavam com a criação da Grande Sérvia, o Pan-Eslavismo na Rússia, o Pan-Germanismo na Alemanha que consistia extender seus domínios sobre os povos de raça ariana, a Revanche na França foram movimentos nacionalistas radicalistas que contribuíram notavelmente para a eclosão da Primeira Guerra Mundial. A pretensão da Sérvia era extender a jurisdição sobre os povos da mesma raça. Por ocasião da anexação da Bósnia e a Herzegovina empreendida pela Áustria, a política recrudesceu contra o Império dos Habsburgos. A invasão da Sérvia pela Alemanha foi em virtude da ocorrência do assassinato do herdeiro do trono austríaco em 28/06/1914.
O fator de maior preponderância para a eclosão da Primeira Guerra Mundial foi gerado pelo imperialismo que se desencadeava na Alemanha e na Inglaterra. A França e Inglaterra que construíram o Canal de Suez em 1869 se encontravam seriamente ameaças pelo poderio naval alemão que resultaria em perda do domínio dos mares e a liderança de comércio no Mediterrâneo.
A Tríplice Aliança ficou constituída pela Alemanha, Áustria e a Itália. Da Tríplice Entente integravam a Inglaterra, França e a Rússia. Entre 1905 à 1913, uma série de crises se sucederam, sendo os de maior relevância, a balcânica.